quarta-feira, 21 de maio de 2014

Fuleco, o mascote da Copa do Brasil

Fuleco é o mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014, a ser realizada no Brasil. Ele é da família dos tatus-bolas, conhecida como tatu-bola-da-caatinga, que encontra-se em estado de espécie ameaçada de extinção.




O mascote foi divulgado pela primeira vez em março de 2012, pela revista brasileira Veja, e seu nome foi decidido em uma votação do programa Fantástico, da Rede Globo, que teve seu resultado dado em 25 de novembro de 2012. O nome Fuleco (junção de futebol e ecologia) foi escolhido em cima das opções Amijubi (amizade e júbilo) e Zuzeco (azul e ecologia), em uma votação de quase 1,7 milhão de fãs do esporte.6 A sua data de nascimento foi escolhida para coincidir com o Ano-Novo.
O diretor de marketing da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Thierry Weil, comentou sobre Fuleco: "Não apenas ele é conhecido e reconhecido pela grande maioria dos brasileiros, mas também parece ter construído um relacionamento com os fãs de futebol e tornou-se uma figura popular, ganhando assim um apelido carinhoso de 'tatu-bola'. Ele está rapidamente se tornando o mais bem sucedido mascote da Copa do Mundo FIFA de todos os tempos".
o nome Fuleco vem de tempos remotos do Brasil Colônia, era como os portugueses convidavam as escravas e as cortesãs para diversões nas alcovas, esse apelido esteve muito em moda até os anos 40 quando por força da lei perdeu seu uso.

Anos mais tarde houve uma tentativa do nome ser aceito no dicionário “Aurélio” quando então presidente Getúlio Vargas proibiu que se falasse esse nome em locais públicos ou freqüentado por mulheres.
Fuleco representa uma das duas espécies de tatu com a capacidade de enrolar e virar uma bola apertada, até se tornar quase impenetrável. É que, quando ameaçado, o tatu-bola encolhe suas orelhas para dentro da carapaça, e a cabeça e rabo criam um bloqueio para que a carapaça seja totalmente lacrada, para se proteger do predador. A cor azul da carapaça de Fuleco representa a beleza natural do Brasil, e os diferentes tons azuis representam o céu e as águas límpidas que correm pelo país.
Desde a sua apresentação ao público, Fuleco vem viajando pelo país e conhecendo o povo brasileiro. Na condição de mascote do Mundial da FIFA e integrante de uma espécie vulnerável (Tolypeutes tricinctus), ele desempenha um papel fundamental de conscientização ecológica, enfatizando a importância do meio ambiente e da ecologia e incentivando o público a se comportar de maneira ambientalmente correta.
Nome : Alice Maria Fernandes de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário